Home História Trabalhos Assistenciais Programação Simespe Pomada Vovô Pedro Notícias Fale Conosco  
   
 
 

:: HISTÓRIA

 
 

Inicialmente, o Grupo Espírita Seara de Deus se reunia em uma pequena casa alugada, no bairro do Janga, município do Paulista, para reuniões de estudo doutrinário e decisões administrativas, onde permaneceu, aproximadamente, por dois anos. O imóvel precisou ser devolvido, e o grupo, que na época já realizava atendimento a 30 crianças, ficou sem ter para onde ir. Um dos fundadores fez a doação de um terreno, onde precariamente as crianças passaram a ser atendidas. Aos poucos, duas pequenas salas foram sendo construídas, onde aconteciam as aulas durante o dia e reunião pública à noite. Além do objetivo de guardar, educar e alimentar crianças carentes de comunidades das periferias circunvizinhas, os voluntários distribuíam enxovais e farnéis mensais de alimentação para gestantes e idosos carentes. Após superar as dificuldades e comprovar que a decisão de fundar o Seara de Deus tinha caráter irrevogável, definitivo e permanente, ao que tudo indica, os espíritos repassaram intuições inteligentes e apoio sistemático para que fossem realizadas uma série de promoções com crianças, palhaços e brincadeiras. E assim, tornar possível a construção das salas, aumentando gradativamente o número de crianças atendidas, como também o de reuniões públicas doutrinárias realizadas. A construção da casa foi um trabalho lento, porém constante, e resultou no que hoje existe: uma sede própria, que fica localizada no bairro do Janga, em Paulista, Pernambuco.

Desde o princípio, constituiu-se como base a doutrina espírita, e a prática da caridade moral e material como ações prioritárias. E, foi assim que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no início desta construção de amor, que o trabalho deu certo. Em todos esses anos, a entidade jamais perdeu de vista os seus objetivos principais. Hoje, conta com uma freqüência semanal de mais de mil pessoas em suas reuniões públicas de estudo e palestras. Atualmente, mantém em regime de creche-escola 110 crianças, na faixa etária de três a seis anos, com carga horária de oito horas diárias. Além disso, outros trabalhos assistenciais paralelos na prática da caridade também são realizadas, através de projetos, parcerias, convênios e realização de seminários culturais, como o Simespe. Percebe-se que a meta para o qual foi criado permanece inalterável através de sua história, colocando os postulados da doutrina espírita ao alcance de todos e contribuindo para diminuir os males sociais com atividades da mais pura caridade em seu mais amplo sentido, tudo em caráter de inteira gratuidade, desde a sua fundação.



   

:: Como e por que o nome SEARA DE DEUS foi escolhido  para a instituição?

Antes mesmo da fundação do Grupo, vários espíritos se comunicavam trazendo mensagens de consolação, fé, esperança, esclarecimentos, incentivo ao trabalho e, em muitas delas, eles utilizavam o termo “SEARA DE DEUS”, que significa um campo a ser trabalhado pelo homem, buscando a valorização de si mesmo seja no lar, no trabalho, no templo ou qualquer setor de suas atividades.

Durante as reuniões do grupo, os espíritos continuavam enviando as mensagens, as quais eram posteriormente arquivadas. Em um desses encontros, comunicou-se uma entidade, que se denominava “um irmão amigo”. Ele foi indagado se o termo que sempre utilizava – “Seara de Deus” -, seria o título de um livro a ser publicado contendo as mensagens recebidas. E ele respondeu humildemente: “Seara de Deus é tudo aquilo que decidimos fazer em nossas vidas: um livro, um trabalho, uma escola, uma creche, um templo, uma reforma interior, procurando sempre engrandecer o campo de nossas atividades no mundo”. Diante da resposta, os futuros fundadores compreenderam que tudo ficaria entregue às suas decisões, no exercício pleno do livre arbítrio dos mesmos. O apoio e participação dos espíritos amigos viriam depois.

Foi então, numa reunião, em que estavam presentes não mais que dez participantes, ficou decidido fundar uma CASA para iluminar consciências, educar crianças, promover o estudo, a prática e a difusão da Doutrina Espírita, além do exercício da caridade moral e material. E que, de imediato, ficou denominada como Grupo Espírita Seara de Deus.

 

:: A LOGOMARCA

 
 
 
 
 
 
 
   
 

A logomarca também foi escolhida dentro dos aspectos intrínsecos de sua
denominação: a Terra como um imenso campo de trabalho redentor, ligada
aos 10 mandamentos da Lei de Deus, através de uma engrenagem perfeita.

Oração de São Francisco, o patrono espiritual do Grupo Espírita Seara de Deus:

Senhor,
Fazei de mim instrumento de vossa paz!
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre,
Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

 
     
 
 
 
     

© 2009/2012 - Todos os direitos reservados - Grupo Espírita Seara de Deus
Rua Walfrido Lins Moraes, 289 Janga – Paulista/PE
contato@searadedeus.org • Fone: (81) 3434.1128